"Como desenvolver o talento em comunicação e domínio de público"
=> Consciência Corporal:
Todo nosso legado, nossa história, está registrada no nosso corpo. Estar consciente e em harmonia com ele, nos ajuda a enfrentar o dia-a-dia com mais segurança e prazer.
O treinamento corporal a ser ministrado parte da re-descorberta do corpo através da experimentação de técnicas e exercícios que visam a quebra do tempo e espaço cotidiano, visando um melhor domínio e entendimento físico e sensorial do próprio corpo, assim como de próprio . Utilização de técnicas e exercícios baseados e reestruturados nas lutas e danças orientais, nos encenadores Eugênio Barba, Robert Wilson entre outros.
=> Criatividade e Improvisação:
Nosso cotidiano pede criatividade em tudo, principalmente nos assuntos que temos que resolver e improvisar. Os exercícios de criatividade e improvisação, através de jogos e dinâmicas, nos ajudam a ter uma melhor ferramenta para o raciocínio, felicidade e quebra de paradigmas.
Entender o processo criativo a partir de jogos que propiciam ao aluno a dinâmica de grupo, coordenação de idéias seguindo determinado tempo-espaço, e especialmente, exercitar por meio de improvisos, o ato de criação e sua elaboração a partir de simples objetos, situações e ações escondidas e/ou esquecidas pelo cotidiano comum. Leitura e apreciação de textos dramáticos e literários.
=> Interpretação:
Interpretar uma personagem significa também poder vivenciar situações de outras formas, o outro lado da história. Enquanto você observa o outro, observa a você mesmo.
Apresentação de técnicas e jogos teatrais que proporcionam ao participante um contato intimista consigo mesmo, com o outro e com o mundo a volta. A leitura de textos, a apreciação de sons e imagens e o re-conhecimento do corpo e voz, através de determinadas técnicas, compreendem o ato de criação cênica e interpretação do ator, do indíviduo e especialmente, a visão do humano diante da vida cotidiana que o cerca e na qual está inserido. Apresentação teórica de técnica.
Através de técnicas e exercícios teatrais, jogos, dinâmicas, leitura e interpretação de textos,pequenas palestras, o aluno terá oportunidade de:
- Conhecer a linguagem teatral.
- Superar a inibição
- Desenvolver a criatividade.
- Desenvolver a capacidade de se colocar em público.
- Resgatar a brincadeira, o corpo e as suas possibilidades de expressão e criação.
- Desenvolver a capacidade de se colocar em público.
- Resgatar a brincadeira, o corpo e as suas possibilidades de expressão e criação.
- Exercitar por meio do improviso a capacidade de iniciativa e motivação.
- Despertar o olhar pessoal, de persuasão e empreendedor
- Melhorar as relações no ambiente de ação.
- Humor
A criação do trabalho prático, a ser apresentado no final do curso, será resultado da integração do trabalho teórico, do treinamento prático e palestras, a partir de referências e experiências pessoais dos participantes.
Duração 16 h.
André Luiz Lima, Ator, autor e diretor, nasceu na cidade de Londrina, Brasil. Iniciou sua carreira artística em 1982. Morou e trabalhou na Inglaterra, Espanha, Equador e Suiça durante os anos de 1986 à 99. Na Suiça, representou o Brasil na primeira turma da escola internacional de teatro de Lugano (Teatro Della Radicci)onde aprendeu a técnica teatral da memória emotiva, na qual desenvolveu grande parte de seu trabalho. Professor de teatro e de oficinas de aperfeiçoamento pessoal no Brasil e no exterior. Em 2008 foi convidado especial da Escola Iternacional de teatro de Lugano ( Suiça) para reciclagem e para fazer uma demostração de trabalho para alunos e comunidade local. Atua em novelas e seriados da Rede Globo.